Iniciou os seus estudos musicais com o seu pai (Francisco Soares Moreira - antigo saxofonista da Banda dos Mineiros do Pejão e Diretor do Coro Litúrgico da Póvoa) e nas escolas da Banda de Música dos Mineiros do Pejão com o Sr. José Baptista.
Prosseguiu-os na Academia de Música de Castelo de Paiva, onde concluiu o Curso Complementar na Classe de Trombone.
Fez direção coral com o maestro Dennis Dupays. Trabalhou com os maestros Cesário Costa e António Mário Costa e estudou técnica vocal com a cantora Fátima Tavares. Estudou canto gregoriano com o professor Joahnnes Göeshl. Foi membro do Coro da Força Aérea Portuguesa. Foi coralista fundador do Coro da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. Pertenceu ao coro de câmara Capela Portucalensis. Colaborou regularmente com o coro de câmara Capela Antiqua (Aveiro).
Estudou Direção de Banda em Master Classes com os maestros Major Jacinto Montezo, Francisco Ferreira, José Pedro Figueiredo, Délio Gonçalves e José Ignácio Petit e Alberto Roque. Frequentou o Curso de Direção de Banda da Academia Portuguesa de Banda sob a orientação do Maestro Paulo Martins.
Fundou e dirige o Coro da Associação Cultural do Couto Mineiro do Pejão e o Agrupamento de Sopros e Percussão – Liber Ensemble – da mesma Associação.
Foi trombonista e contramestre da Banda de Música dos Mineiros do Pejão, sob a direção do Maestro Boaventura Alves Moreira, até Setembro de 2004, altura em que passou a seu maestro.
É licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa – Porto, e pós-graduado em Bioética. Foi professor na Escola EB 2,3 de Rio Tinto (Gondomar). Atualmente é professor do Quadro do Agrupamento de Escolas de Fajões, Oliveira de Azeméis.